Dicas de como parar de fumar

Vários fumantes veem a necessidade de parar com o uso do cigarro, porém não fazem ideia de como parar de fumar. Isso porque o cigarro contém aproximadamente 4500 substâncias: a nicotina é tão viciante quanto à cocaína e a heroína; ambas liberam substancias tais como a dopamina e endorfina, que dão ao organismo sensações de alivio e prazer. Portanto com o passar do tempo, o cérebro de quem fuma tende a ter números bem maiores de receptores nicotínicos que se não forem preenchidos, poderiam causar sensações de mal-estar.

Você pode apresentar alguns sintomas quando resolver parar de fumar,como por exemplo:

Excessiva ansiedade, dor de cabeça, irritação, insônia, irritabilidade, desânimo, aumento de apetite e dificuldades para se concentrar são uns dos principais sintomas que geram uma dificuldade para interromper o uso do cigarro. A interrupção de seu uso tem seu pico mais alto no terceiro dia e começa se reduzir em mais ou menos uma semana, e desaparecem por conseguinte em um mês.

Portanto com todos esses fatores, parar de fumar é uma tarefa bem complicada, e exige bastante perseverança. O primeiro passo talvez seja uma análise profunda sobre os motivos que te levam a fumar e a partir disso buscar alternativas que driblem tais fatores. Por exemplo, “porque o fumo reduz meu estresse” – sugestões: ouvir musica praticar esportes, ler, ter boas noites de sono, tomar um bom banho. Será mais fácil saber em quais pontos ficar mais atento se identificarmos essas questões.

Em segundo lugar pode-se fazer um plano para a interrupção do uso do cigarro, com estratégias especificas para tal.

É relevante que seja escolhido um período tranquilo, que não se esteja passando por problemas significativos.

Após escolher Parar de Fumar:

Dessa maneira, dias antes do escolhido o fumante pode começar reduzindo o número de cigarros consumidos por dia; distanciar-se de cinzeiros e isqueiro; comunicar as pessoas de seu convívio sobre sua decisão, pedindo- lhes ajuda e paciência. O fumante deve evitar situações que o façam querer fumar; isto é, tomar medidas diferentes quando a vontade vier.

Logo após a chegada da data estabelecida, finalizar o uso, utilizando táticas para driblar a vontade de fumar. Sendo elas: beber água, conversar com alguém, chupar balas, pensar nos benefícios que se tem ao parar de fumar, relaxar. Esquivar-se de lugares fechados, onde provavelmente haverá pessoas fumando, essa pratica devem vir acompanhadas juntamente com uma alimentação saudável, pratica de esportes e ajuda medica. Podendo sugerir o uso de algum medicamento, caso seja positivo o resultado, não deixar de fazer uso, pois assim você conseguirá parar de fumar.

4 thoughts on “Dicas de como parar de fumar

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